Olá galerinha pensante...
Hoje vamos finalizar os relatos de estágio...
Como já havia falado no post anterior este blog tem por propósito relatar todo o processo dos estágios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa...Hoje pra finalizar vamos falar sobre o de Língua Inglesa. Então....mãos à obra!!
O estágio de Língua Inglesa também foi em formato de oficina, tendo como tema "Leitura de texto em língua inglesa: Uma abordagem
instrumental", e foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), no dia 15/06 deste ano (2012) no turno vespertino, na turma do 2º ano do Ensino Médio de Biocombustíveis.
Como todos já sabemos (mas volto a repetir), o estágio não é apenas o dia da sua realização, tem toda uma preparação antes, vai desde os planejamentos, confecção das lembranças, apostilas, pastas, até o dia da sua realização. No caso de Língua Inglesa essa preparação, não é só a preparação de todo o material que será utilizado, mas também tem toda uma preparação psicológica, pois sabemos que além da responsabilidade de ensinar em um Instituto Federal que já é grande, tem o lado de ser Língua Inglesa, pois em relação à ela temos algumas dificuldades e limitações. Então foi preciso muito esforço e dedicação de toda a equipe, pois muitos dos alunos estudavam em escolas particulares e tiveram e tem um contato muito grande com a Língua Inglesa, fora que muitos fazem curso de Inglês desde de crianças, então qualquer deslize poderia acabar com todas as expectativas de uma boa oficina. Sabendo de tudo isso nos dedicamos e nos esforçamos ao máximo, para que tudo saísse perfeito. Enfim...conseguimos...a oficina foi totalmente gratificante, mas isso vamos deixar para falar no final. A partir de agora vamos ao passo a passo de todo o estágio:
Eis a nossa equipe:
•Amosiel Feitosa
•Renata Tenório
•Thaíse Raiane
•Andressa Evelyn (pesquisadora)
Como já havia dito no começo deste post, o estágio começa a partir dos planejamentos, e estes foram realizados na sala de aula (FASETE) com o auxílio da professora Isa Úrsole (dela falaremos em outro post), que nos acompanhou em todo o processo de elaboração do estágio. Com o plano definido e já sabendo o que iriamos produzir, é chegado a hora de colocar a mão na massa...chegou a hora de confeccionar o material necessário. Com todo o carinho e dedicação preparamos todo o material. Final...Tudo lindo e prontinho pro dia da oficina.
Chegado o dia da oficina, estávamos no IFBA às 13:00 horas para deixarmos tudo em ordem para a chegada dos alunos. Desta vez não tivemos nenhum problema em relação a turma, os alunos estavam todos lá e muito ansiosos para o inicio da oficina. Iniciamos a oficina as 14:00 horas. Como na oficina anterior, Andressa Evelyn foi a pesquisadora, e ficou encarregada de anotar tudo e passar para as professoras.
Fazendo uma breve abertura Andressa deu início a oficina, apresentando a equipe, mostrando o objetivo da oficina e fazendo uma breve introdução.
O tema da oficina tratava-se das estratégias de leitura, as "Reading Strategies", que são utilizadas para facilitar a compreensão de textos em Língua Inglesa podendo ser utilizadas em outras línguas estrangeiras também. São várias as estratégias, porém mostramos nessa oficina, as principais.
• Dando início as estratégias, Renata trouxe para o conhecimento da turma, as estratégias "Gêneros Textuais", "Cognatos" e "Conhecimento Prévio". Após a explicação de cada estratégia eram entregues uma apostila sobre as estratégias trabalhadas e com um pequeno exercício para fixar o conteúdo. Renata apesar de ter certa dificuldade em relação a pronúncia das palavras em Inglês, mostrou que estudou e se dedicou muito para dar uma aula de qualidade. Não exitou, nem mostrou nenhum nervosismo, como sempre é muito calma ao falar, e passa muita tranquilidade para os alunos. Interagiu muito bem com eles, até porque a oficina exigia isso, pois era uma aula muito dinâmica. Com clareza e tranquilidade Renata conseguiu passar de forma bastante significante o assunto para a turma, fazendo com que a todo instante a turma participasse, aprendesse e gostasse verdadeiramente da aula.
• Com muito dinamismo e segurança, Thaíse apresentou as estratégias "Scanning", "Skimming" e "Informação Não-Verbal". Sempre com muita classe e destreza Thaíse se mostra muito segura ao falar, sempre buscando o melhor jeito de explicar o assunto, ela o traz de maneira clara e dinâmica, sempre interagindo com os alunos. Sendo assim os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo com uma aula que será bastante significativa para eles.
• Nosso showman, não fez diferente, mesmo com toda a dificuldade que tem em Língua Inglesa, ele consegue passar clareza e segurança ao falar. Com um bom humor incrível consegue deixar a aula dinâmica e divertida. Amosiel trouxe as três últimas estratégias apresentadas na oficina, que são elas " Palavras-chave", "Inferências Contextuais" e "Referência Pronominal".
A parte mais gratificante da oficina foi termos a certeza que o que passamos, foi totalmente absorvido por eles. Pudemos observar isso através das atividades feitas para testar o conhecimento deles.
A equipe se mostrou segura o tempo todo, dando assim um show de conhecimento e mostrando que estão preparados para seguir a profissão "mais linda"(com licença da palavra) que existe, a de ser PROFESSOR, com isso percebemos que deixamos de ser alunos, agora somos realmente professores, com uma aula totalmente interativa, a oficina de Língua Inglesa foi simplesmente um "ARRASO". Acreditamos que esta oficina foi uma superação para todos da equipe e uma alegria enorme por termos vencidos mais um desafio em nossas vidas. Com certeza saímos deste estágio com a sensação de sermos mais que vencedores por ter passado e sobrevivido a tudo que a vida de acadêmico nos proporciona.
Agora deixamos para vocês mais algumas fotinhas dos momentos dessa tão gratificante oficina:
" Somos educadores com Orgulho e Por Amor"
Beijos e Abraços
A equipe