sexta-feira, 13 de julho de 2012

Agradecimentos

Bom...então para finalizar o blog resolvemos fazer um agradecimento as duas melhores professoras da Faculdade Sete de Setembro, professora Sandra Marcula e Isa Úrsole.
É professoras...acabou neh?? Foram quatros anos juntos...quatro anos lindos vividos com vcs. Pena que acabou =(
Obrigado pelo conselhos dados, pela paciência, pela compreensão, obrigado por fazer da nossa jornada no curso de Letras, um momento único e especial. 
Obrigado pelo companheirismo e pela amizade, pelos mimos.
Obrigado por sempre acreditarem em nós, nos apoiarem e nos darem forças quando precisamos, afinal vocês sabem o quanto foi difícil e desgastante esse período de estágio, pois sofreram junto com a gente.
Duas guerreiras, mulheres, mães, professoras ADMIRÁVEIS. Com vocês aprendemos muito e podem ter certeza, que vocês serão o nosso referencial como profissional e como pessoa. Vocês farão uma falta enorme em nossas vidas. Esperamos um dia chegar pelo menos a um pouco do vocês são para nós. Vocês significam muito pra nós. Obrigado por tudo. Obrigado por fazerem parte da nossa vida. 

"Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e você acaba aprendendo muita coisa mesmo sem se dar conta disso".
Querido John - Nicholas Sparks


Isa Úrsole e Sandra Marcula

À vocês o nosso  Muito Obrigado!!!
Andressa
Amosiel
Renata
Thaíse
Sabrina





Relato de Estágio de Língua Inglesa

Olá galerinha pensante...
Hoje vamos finalizar os relatos de estágio...

Como já havia falado no post anterior este blog tem por propósito relatar todo o processo dos estágios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa...Hoje pra finalizar vamos falar sobre o de Língua Inglesa. Então....mãos à obra!!

O estágio de Língua Inglesa também foi em formato de oficina, tendo como tema "Leitura de texto em língua inglesa: Uma abordagem instrumental", e foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), no dia 15/06 deste ano (2012) no turno vespertino, na turma do 2º ano do Ensino Médio de Biocombustíveis.

Como todos já sabemos (mas volto a repetir), o estágio não é apenas o dia da sua realização, tem toda uma preparação antes, vai desde os planejamentos, confecção das lembranças, apostilas, pastas, até o dia da sua realização. No caso de Língua Inglesa essa preparação, não é só a preparação de todo o material que será utilizado, mas também tem toda uma preparação psicológica, pois sabemos que além da responsabilidade de ensinar em um Instituto Federal que já é grande, tem o lado de ser Língua Inglesa, pois em relação à ela temos algumas dificuldades e limitações. Então foi preciso muito esforço e dedicação de toda a equipe, pois muitos dos alunos estudavam em escolas particulares e tiveram e tem um contato muito grande com a Língua Inglesa, fora que muitos fazem curso de Inglês desde de crianças, então qualquer deslize poderia acabar com todas as expectativas de uma boa oficina. Sabendo de tudo isso nos dedicamos e nos esforçamos ao máximo, para que tudo saísse perfeito. Enfim...conseguimos...a oficina foi totalmente gratificante, mas isso vamos deixar para falar no final. A partir de agora vamos ao passo a passo de todo o estágio:

Eis a nossa equipe:
•Amosiel Feitosa
•Renata Tenório
•Thaíse Raiane
•Andressa Evelyn (pesquisadora)



Como já havia dito no começo deste post, o estágio começa a partir dos planejamentos, e estes foram realizados na sala de aula (FASETE) com o auxílio da professora Isa Úrsole (dela falaremos em outro post), que nos acompanhou em todo o processo de elaboração do estágio. Com o plano definido e já sabendo o que iriamos produzir, é chegado a hora de colocar a mão na massa...chegou a hora de confeccionar o material necessário. Com todo o carinho e dedicação preparamos todo o material. Final...Tudo lindo e prontinho pro dia da oficina. 

















Chegado o dia da oficina, estávamos no IFBA às 13:00 horas para deixarmos tudo em ordem para a chegada dos alunos. Desta vez não tivemos nenhum problema em relação a turma, os alunos estavam todos lá e muito ansiosos para o inicio da oficina. Iniciamos a oficina as 14:00 horas. Como na oficina anterior, Andressa Evelyn foi a pesquisadora, e ficou encarregada de anotar tudo e passar para as professoras.


Fazendo uma breve abertura Andressa deu início a oficina, apresentando a equipe, mostrando o objetivo da oficina e fazendo uma breve introdução.

O tema da oficina tratava-se das estratégias de leitura, as "Reading Strategies", que são utilizadas para facilitar a compreensão de textos em Língua Inglesa podendo ser utilizadas em outras línguas estrangeiras também. São várias as estratégias, porém mostramos nessa oficina, as principais.

• Dando início as estratégias, Renata trouxe para o conhecimento da turma, as estratégias "Gêneros Textuais", "Cognatos" e "Conhecimento Prévio". Após a explicação de cada estratégia eram entregues uma apostila sobre as estratégias trabalhadas e com um pequeno exercício para fixar o conteúdo. Renata apesar de ter certa dificuldade em relação a pronúncia  das palavras em Inglês, mostrou que estudou e se dedicou muito para dar uma aula de qualidade. Não exitou, nem mostrou nenhum nervosismo, como sempre é muito calma ao falar, e passa muita tranquilidade para os alunos. Interagiu muito bem com eles, até porque a oficina exigia isso, pois era uma aula muito dinâmica. Com clareza e tranquilidade Renata conseguiu passar de forma bastante significante o assunto para a turma, fazendo com que a todo instante a turma participasse, aprendesse e gostasse verdadeiramente da aula.


• Com muito dinamismo e segurança, Thaíse apresentou as estratégias "Scanning", "Skimming" e "Informação Não-Verbal". Sempre com muita classe e destreza Thaíse se mostra muito segura ao falar, sempre buscando o melhor jeito de explicar o assunto, ela o traz  de maneira clara e dinâmica, sempre interagindo com os alunos. Sendo assim os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo com uma aula que será bastante significativa para eles.


Nosso showman, não fez diferente, mesmo com toda a dificuldade que tem em Língua Inglesa, ele consegue passar clareza e segurança ao falar. Com um bom humor incrível consegue deixar a aula dinâmica e divertida. Amosiel trouxe as três últimas estratégias apresentadas na oficina, que são elas " Palavras-chave", "Inferências Contextuais" e "Referência Pronominal". 


A parte mais gratificante da oficina foi termos a certeza que o que passamos, foi totalmente absorvido por eles. Pudemos observar isso através das atividades feitas para testar o conhecimento deles.


A equipe se mostrou segura o tempo todo, dando assim um show de conhecimento e mostrando que estão preparados para seguir a profissão "mais linda"(com licença da palavra) que existe, a de ser PROFESSOR, com isso percebemos que deixamos de ser alunos, agora somos realmente professores, com uma aula totalmente interativa, a oficina de Língua Inglesa foi simplesmente um "ARRASO". Acreditamos que esta oficina foi uma superação para todos da equipe e uma alegria enorme por termos vencidos mais um desafio em nossas vidas. Com certeza saímos deste estágio com a sensação de sermos mais que vencedores por ter passado e sobrevivido a tudo que a vida de acadêmico nos proporciona.

Agora deixamos para vocês mais algumas fotinhas dos momentos dessa tão gratificante oficina:


" Somos educadores com Orgulho e Por Amor"

Beijos e Abraços 
A equipe






segunda-feira, 9 de julho de 2012

Relato do Estágio de Língua Portuguesa

Olá galerinha pensante, 
o post de hoje vai ser um pouquinho longo, porém vai falar sobre o verdadeiro propósito para o qual este blog foi criado: "Os estágios supervisionados de Língua Portuguesa e Língua Inglesa"! Nesse post vamos falar exclusivamente do Estágio de Língua Portuguesa.

Os estágios foram realizados em forma de oficina, o de Língua Portuguesa (o qual vamos tratar nesse post) teve como tema "Currículo e Entrevista de Emprego", e foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) no dia 13 de Junho deste ano (2012), aqui mesmo em nossa cidade Paulo Afonso-BA. 

O estágio não é somente o dia da oficina não, ele começa um bom tempo antes, com os planejamentos, a confecção de todo o material necessário, como pastas, lembranças e apostilas. É um trabalhinho e tanto mais o resultado é sempre o melhor. 

A partir de agora vamos acompanhar todo o processo do estágio:

Nossa equipe de estágio foi composta por:
• Amosiel Feitosa
• Sabrina Fragoso
• Renata Tenório
• Thaíse Raiane
• Andressa Evelyn (Pesquisadora)


A equipe

A primeira parte do estágio começou com os planejamentos em sala de aula (NA FASETE) onde foi definido todo o material que seria utilizado na oficina. Em seguida fomos ao IFBA observar a turma que íamos dar a oficina.







Logo após os planejamentos tivemos a fase de confecção do material do estágio (pastas, lembrancinhas, apostilas, slides com conteúdo). Tudo foi feito por nós com muito carinho e dedicação total da equipe, resultado...Tudo lindo e pronto a tempo!


Com tudo pronto é chegado o dia da oficina...Muito nervosismo e muita ansiedade. Às 13:00 horas estávamos todos no IFBA para organizar a sala e todo o material, a oficina começaria às 14:00 horas. Tivemos um pequeno contratempo...os alunos não foram avisados do dia da oficina e não compareceram, então foi preciso trazer alunos de outra sala (contratempo resolvido). Para cada equipe foi escolhido uma pesquisadora que se encarregaria de anotar e passar para as professoras do estágio tudo sobre a oficina. Na nossa equipe a encarregada foi Andressa.


Nosso tema foi dividido em três partes: Currículo, Entrevista de Emprego e Carta de Apresentação / Recomendação. 

• RENATA deu inicio com o assunto "Currículo - Como elaborar", começou a mostrar como se deve preparar um currículo, começando pela a historicidade do currículo e mostrando quais as partes que compõem um currículo, ensinando assim o passo-a-passo. Apesar de sempre dizer que está nervosa, Renata passa uma tranquilidade incrível, e com uma voz doce e suave, consegue conquistar a atenção dos alunos para ela.Com uma excelente explicação do que se pode ou não colocar em um currículo, Renata conseguiu passar o assunto com muita clareza e precisão. Dominando o assunto, ela conseguiu explicar cada detalhe preciso para a elaboração do currículo, interagindo e tirando qualquer dúvida que surgisse.


• Em seguida foi a vez de THAÍSE, que com muita habilidade e destreza deu continuidade ao passo-a-passo de um currículo, mostrando de maneira clara e objetiva o que deve ou colocar em um currículo, não deixando assim nenhuma dúvida para os alunos, sempre interagindo com os mesmos. Thaíse tem uma ótima postura diante da classe e sempre tem as melhores palavras para falar com os alunos. Com seu vocabulário 'apurado', ela passa uma segurança ao falar que impressiona. Para fechar com chave de ouro o assunto de currículo e deixar os alunos ainda mais curiosos com o que viria a seguir, foi passado um vídeo sobre como elaborar um currículo. 


• SABRINA deu continuidade com a segunda parte do conteúdo que era a "Entrevista de Emprego", apesar do nervosismo que tem, ela explicou com muita clareza e mostrou que sabia do assunto. Deu dicas de como se portar em uma entrevista de emprego, o que não se deve fazer ou vestir, e o que se pode ou não falar, também como dicas de algumas perguntas que são frequentes em entrevistas, de como respondê-las corretamente, tirando também toda e qualquer dúvidas dos alunos. Para 'amarrar' o seu assunto foi passado um vídeo falando um pouco mais sobre entrevista de emprego. 


• Para encerrar com o assunto foi apresentado por AMOSIEL a terceira parte deste, com o assunto "Carta de apresentação / recomendação". Amosiel é um show a parte, com uma habilidade incrível de comunicação, ele se torna o centro das atenções, o verdadeiro dono da sala. Com humor e habilidade passa com muita segurança o conteúdo, não deixando assim nenhuma dúvida, prendendo totalmente a atenção dos alunos para ele. Ele mostrou pra que veio, e que nasceu pra isso, com suas incríveis histórias de Água Branca, Amosiel consegue dar uma aula-show, um verdadeiro showman.


Em todas as explicações os alunos se mostraram bastante interessados pelo assunto, afinal, quando se trata de emprego todo mundo se interessa...rsrsrs. Abaixo mais algumas fotinhas da nossa oficina:



Assim termina nosso post de hoje! 
Beijos e Abraços
A equipe








quarta-feira, 9 de maio de 2012

INTERNET E EDUCAÇÃO: Seus prós e contras.

Oii, galerinha pensante... 
O post de hoje é um pouquinho longo, mas tentamos trazer aqui um pouco da importância de um professor estar sempre antenado as novas tecnologias para poder melhor trabalhar com seus alunos. Trouxemos também umas dicas de como utilizar a internet a nosso favor. Então lá vai...


Sabemos que ao longo da jornada de um professor, ele se depara com inúmeras dificuldades de aprendizagem dos seus alunos, déficits de atenção, entre outros problemas bastante conhecidos entre todos. Porém nos dias de hoje além dos mais comuns problemas já encontrados pelo professor, eis que surge um novo “problema”: A tecnologia, mais especificamente a internet. 
A internet é um novo meio de comunicação que através dela é possível trocar informações entre as pessoas instantaneamente, para qualquer parte do mundo. Como sabemos as tecnologias vieram para ampliar a capacidade de conhecer, obter, armazenar, e processar o conhecimento. A internet veio para expandir esses conhecimentos, pois através dela podemos adquirir e transmitir para o mundo o que queremos. Um dos novos desafios que o professor encontra é o uso descabido dessa nova ferramenta. Pois, com ela veio sim, novos horizontes, mas, também vieram os plágios, os “ctrl+c” “ctrl+v”, que é o copia e cola, fazendo assim com que o aluno deixe de pensar, pesquisar, ler e entender o que se pede.
Com a chegada dessas novas tecnologias, o professor precisa estar se adaptando a elas, para que possa reverter a situação do uso indevido dessa ferramenta. Fazendo assim com que o problema se transforme em solução.
Como ele pode fazer isso? Abaixo deixamos algumas sugestões:
Uma das formas do professor utilizar a internet a seu favor é utilizar de redes sociais para estar interagindo com seus alunos. Da seguinte forma: colocando perguntas para que os mesmos respondam de acordo com o que viram em sala de aula e podendo assim até gerar um debate bem produtivo. Outra forma do professor utilizar a internet a seu favor é criar um blog para a turma em que lá ele pode estar postando links de site que falam um pouco mais sobre o assunto estudado em sala de aula, dicas de estudo, e outros materiais de estudo. Fazendo assim com que os alunos tenham um aprendizado produtivo e eficaz, além de divertido e diferente.
Com isso podemos afirmar que, o que era problema, pode se tonar uma solução, só depende do professor saber utilizar essa nova tecnologia a seu favor. Sabemos também que será um desafio, mas em toda a história da educação encontramos desafios passados, mas também encontramos professores embasados, centrados e confiantes que conseguiram e conseguem até hoje superar os desafios em sala de aula com criatividade e dinamismo.
Então é isso pessoal...espero que tenham  gostado e que nosso post tenham ajudado vocês a refletir sobre o uso da internet na educação.

Beijinhos carinhosos
By Renata e Andressa.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quem somos nós?

    Este blog foi criado com o objetivo relatar, de forma crítica e reflexiva, a trajetória na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa-Ensino Médio (Esp. Sandra Regina Leal Marcula) e Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa-Ensino Médio (Esp. Isa Úrsole B. de Brito), sob a orientação da professora Esp. Camila Gonzaga de Araújo, como Avaliação da Disciplina de Educação e Tecnologia, no curso de Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês pela Faculdade Sete de Setembro - FASETE.
   Através de uma metodologia baseada no Diário Dialogado e Reflexivo, será documentado tudo que ocorreu nas aulas de estágio, de forma a atingir os seguintes objetivos:
     •Refletir de forma crítica sobre a importância do estágio para sua formação docente.
     •A (des/re) construção da sua identidade profissional docente através da experiências vivenciadas durante o estágio.


                                                                                        Por 
                                                                       Andressa Evelyn 
                                                                          e Renata Tenório.